Minas Gerais

2022

Cristina Rocoe Vianna, Fernanda Nobre Amaral Villani e Nivea Cristina de Araujo Viana
Cursos e capacitações
7
200
5
Realização do projeto UAI-STEAM, um conjunto de ações para incentivo e socialização de experiências que utilizam a abordagem STEAM e a cultura maker nas escolas de Minas Gerais. Dentre as ações desenvolvidas, destacam-se a criação do portal UAI-STEAM para divulgação de atividades STEAM e maker, desenvolvidas por professores e estudantes da educação básica de Minas Gerais e a realização anual da Mostra UAI-STEAM, que contou com oficinas online preparatórias para estudantes e envio de kits maker.
STEAM TechCamp Brasil 2022

2021

Selmara Ribeiro da Silva
Cursos e capacitações
13
30
1
Realização de cursos online voltados ao ensino dos conceitos de Programação Física e Impressão 3D aos alunos do Lar dos Meninos. Os projetos finais desenvolvidos durante o curso seguiram a abordagem STEAM, integrando as disciplinas do currículo básico e funcionando como projeto-piloto no Estado.
STEAM TechCamp Brasil 2021

2020

Enderson Neves Cruz
Cursos de formação e orientação de projetos
41
54
6
Implantação do LAB Maker no CEFET-MG Campus Belo Horizonte, atuando em estruturação técnica e cursos internos e de extensão na cultura maker e abordagem STEAM.

Orientação de projetos de iniciação científica nas áreas de inteligência artificial e robótica.

Desenvolvimento de um projeto de Programação Física e Robótica para escolas públicas, em parceria com a Prefeitura de Betim, com o objetivo de capacitar professores de escolas municipais para trabalharem com programação física e robótica utilizando a abordagem STEAM e metodologias ativas em suas escolas.

2019

Gabriela Belini Gontijo
Curso de capacitação e Grupos de Iniciação Científica
1
12
1
Realização de curso de capacitação para uso do Google Classrom para professores da escola.

Criação de grupos de iniciação científica com 4 equipes: Arduíno, Lego Mindstorms, Química e Empreendedorismo.

2018

Pedro Luiz Teixeira de Camargo
Orientação de projetos científicos
30
200
3
Orientação de projetos para a participação em Mostras Científicas diversas (Mostra de Ciência e Tecnologia Escolar, Feira Mineira de Iniciação Científica, Conferência Nacional Popular de Educação, Ferocit- RO, Feira Jovem – PE, UFMG Jovem, Feira de Ciências do IFMG – Campus Itabirito).