O Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Regulamento da 1ª EDIÇÃO do Programa
STEAM TechCamp Brasil 2018

 

BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES

A primeira edição, STEM TechCamp BRASIL 2018, terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2018, e possibilitará aos participantes:

  • Participar, no período de 29 de janeiro a 7 fevereiro de 2018, de atividades diversificadas para integração dos participantes e preparação para o Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018. Estima-se que o participante precisará dedicar, neste período, um total de 10 horas, sendo apenas 3 horas síncronas e as demais horas de atividades individuais com suporte de plantão de dúvidas assíncrono. As atividades síncronas contarão com a presença da equipe organizadora, que vai compartilhar a visão sobre o Programa STEM TechCamp BRASIL, os objetivos da edição 2018, seus benefícios e sugerir materiais de estudo e atividades de preparação para o Encontro.
  • Participar, com todas as despesas de passagens, diárias e atividades de formação cobertas pelo programa, no período de 19 a 23/fevereiro/2018, na USP em São Paulo, do Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018. Este evento presencial contará com atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas. Estão planejadas:
    • atividades com a equipe do TechCamp de Washington – EUA,
    • palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
    • discussões em grupo,
    • construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
    • elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.
  • Ter acesso à plataforma de comunicação da Rede STEM TechCamp BRASIL para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da POLI-USP e do Grupo +Unidos (que reúne diversos profissionais de empresas americanas estabelecidas no Brasil);
  • Ter apoio, durante o Encontro e por meio de interações pela Plataforma da Rede, para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM em redes públicas de educação básica;
  • Receber certificado de participação ao final da edição;
  • Concorrer à participação, com todas as despesas de inscrição, passagens, diárias e atividades de formação cobertas pelo programa, da delegação brasileira que irá para a próxima edição da Intel International Science and Engineering (INTEL ISEF 2018) em Pittsburgh, na Pennsylvannia, EUA, de 13 a 18/maio/2018;
  • Concorrer à participação, como convidado(a) especial, com todas as despesas de passagens e diárias cobertas pelo Programa, no Painel de “Estratégias e Ações de Destaque voltadas a STEM em Redes Públicas de Educação”, na edição de 2019 da FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, em março de 2019, na USP em São Paulo.
  • Participar como membro Alumni da rede STEM TechCamp BRASIL nas edições seguintes.

 

QUEM PODE PARTICIPAR E NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

  • Gestores de Secretarias Estaduais de Educação, envolvidos na elaboração e implementação de políticas e/ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria de Educação (27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação)
  • Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, de escolas públicas de redes estaduais (27 vagas, preferencialmente,uma por unidade da federação)
  • Professores de Ensino Médio de Institutos Federais (6 vagas)

 

INSCRIÇÕES

As inscrições somente podem ser feitas, até 17/dezembro/2017, por meio do preenchimento completo do formulário online e upload de carta de recomendação (como arquivo PDF, JPG GIF ou PNG) por meio de um dos links de inscrição disponíveis no início desta página.

Para gestores, a carta de recomendação deve ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es), potencial e liderança do(a) gestor(a) para articular e aprimorar ações existentes, bem como para elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM na rede desta Secretaria.

Para professores, a carta de recomendação pode ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado ou Diretoria Regional de Ensino ou Direção da Escola em que o professor atua. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es) envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEM desenvolvidos pelo(a) professor(a) em escola(a) pública(s). Estas práticas podem envolver: estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker ou abordagens investigativas e interdisciplinares ou iniciação à pesquisa científica e tecnológica ou empreendedorismo ou mais de uma das anteriores. Deve ser destacada também a importância para a Escola e para os alunos envolvidos na aplicação destas práticas pelo(a) professor(a) e se ele as fez individualmente ou com outros professores da Escola.

Inscrições com preenchimento incompleto de itens indicados como obrigatórios no formulário online ou sem carta de recomendação não serão analisadas.

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

A seleção dos participantes será realizada, no período de 18/dezembro/2017 a 11/janeiro/2018, pelo Comitê de Seleção, composto por docentes e pesquisadores da USP e profissionais do LSI-TEC, da Embaixada dos EUA no Brasil e do Grupo +Unidos.

divulgação dos selecionados, bem como da lista de espera, será realizada até 12/01/2018, por mensagem enviada para aos endereços de e-mail cadastrados no formulário de inscrição.

Os selecionados deverão confirmar o seu interesse de participação até 17/01/2018. No caso de vagas remanescentes, nos dias 18/01/2018 e 19/01/2018, candidatos da lista de espera serão contatados por meio dos números de telefone cadastrados no formulário de inscrição.

Caso não seja possível contemplar as vagas disponíveis, para gestores e professores, com selecionados de todas as unidades da federação, o Comitê de Seleção decidirá como redistribuir as vagas remanescentes, a fim de atender ao número de 60 participantes nesta edição do programa.

A listagem final dos selecionados confirmados e a programação de atividades de preparação à distância, serão disponibilizadas aos participantes em 22/01/2018.

 

CUSTOS, CONDIÇÕES E CONTRAPARTIDAS

A organização do Programa STEM TechCamp BRASIL:

  • Arcará com os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação para os 60 selecionados para a 1a. edição do Programa participarem do Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018, no período de 19 a 23 de fevereiro de 2018, na USP em São Paulo.
  • Arcará com os custos para realização das atividades de formação presenciais e à distância, bem como para a equipe de suporte à distância.
  • Arcará com os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação para até 4 selecionados para participação na Intel ISEF (International Science and Engineering Fair), de 13 a 18 de maio, em Pittsburgh, Pennsylvania, EUA.
  • Não se responsabilizará pelos custos de detalhamento, implantação e avaliação das estratégias e ações propostas pelos participantes para suas redes de ensino.
  • Emitirá certificado de participação no STEM TechCamp BRASIL 2018, ao final do ano, para os que participarem de maneira ativa ao longo da edição de 2018 (participação nas atividades e entregas obrigatórias e nas discussões da plataforma da Rede).

 

A organização, mediante solicitação pelo participante, poderá fornecer declaração de participação nas atividades, para fins de justificar ausência no trabalho ou em qualquer outro compromisso previamente assumido.

 

COMPROMISSOS DOS PARTICIPANTES

Os selecionados que confirmarem a participação na edição 2018 do Programa STEM TechCamp BRASIL deverão se comprometer a:

  • Participar integralmente no Encontro STEM TechCamp BRASIL 2018, no período de 19 a 23/fevereiro/2018, na USP em São Paulo.
  • Manter um canal de comunicação ativo via Internet com a Rede STEM TechCamp BRASIL, pelo menos uma vez por semana durante o ano de 2018, realizando as entregas solicitadas (de detalhamento do planejamento estratégico e de acompanhamento da evolução a implementação e avaliação das estratégias e ações planejadas), compartilhando experiências e participando de discussões com os participantes e equipe organizadora, sempre com postura aberta e colaborativa.

 

LISTA FINAL DE SELECIONADOS

Lista de selecionados para o STEM TechCamp BRASIL 2018 (Atualizado em 15/Fev/2018):

GESTORES DE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO SELECIONADOS

  • Cleide Helena Prudêncio da Silva
    Acre
  • Ricardo Lisboa Martins
    Alagoas
  • Greyce Caroline da Silva Dias Pantoja
    Amapá
  • Dayson José Jardim Lima
    Amazonas
  • Shirley Conceição Silva da Costa
    Bahia
  • Daniel Vasconcelos Rocha
    Ceará
  • Ariomar da Luz Nogueira Filho
    Distrito Federal
  • João Batista Peres Júnior
    Goiás
  • Akemi Damasceno Wada
    Maranhão
  • Beine José da Silva
    Mato Grosso
  • Alessandra Ferreira Beker Daher
    Mato Grosso do Sul
  • Haline Cristina Ferreira Santos
    Minas Gerais
  • Wamilton Gomes Ferreira
    Pará
  • Eziquiel Menta
    Paraná
  • Robson Rubenilson dos Santos Ferreira
    Paraíba
  • José Valério Gomes da Silva
    Pernambuco
  • Maria Jose da Costa Sales
    Piauí
  • Eduardo Vasconcellos
    Rio de Janeiro
  • Vera Lucia Gonçalves Reis
    Rio Grande do Norte
  • Suziane Almeida Toffoli
    Rio Grande do Sul
  • Ederson Rodinei Dantas Rodrigues
    Rondônia
  • Diego Araújo de Almeida
    Roraima
  • Daniel André Noebauer
    Santa Catarina
  • Ana Joaquina Sallares
    São Paulo
  • Carolina Batista Murauskas
    São Paulo
  • Ana Cristina Dantas da Silva
    Sergipe
  • Wellington Rodrigues Fraga
    Tocantins

PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE REDES PÚBLICAS ESTADUAIS SELECIONADOS

  • Jones Ribeiro Soares
    Coordenação de Educação, Ciências, Tecnologia e Inovação – CECTI
    Rio Branco – AC
  • André Pereira de Souza
    Escola Estadual Cônego José Bulhões
    Dois Riachos – AL
  • Robério Monteiro Castelo
    Escola Estadual Profª Risalva de Freitas do Amaral
    Macapá – AP
  • Galileu da Silva Pires
    Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré
    Manacapuru – AM
  • Delmaci Ribeiro de Jesus
    Colégio Estadual Maria Isabel de Melo Góes
    Catu – BA
  • Fernando Nunes de Vasconcelos
    Escola Estadual de Educação Profissional Júlio França
    Bela Cruz – CE
  • Sebastiao Ivaldo Carneiro Portela
    Centro de Ensino Médio Integrado a Educação Profissional do Gama – DF
    Gama – DF
  • Duciclía Amorim Soares
    Colégio Estadual Jalles Machado
    Goianésia – GO
  • Carlos Augusto Veras Lima Junior
    Centro de Ensino Integral Poeta Antônio José
    Santa Inês -MA
  • Thomas Eduardo Schiffino de Oliveira
    Escola Estadual Professor Nilo Povoas
    Cuiabá – MT
  • Juliana Jorge
    Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís
    Campo Grande – MS
  • Pedro Luiz Teixeira de Camargo
    Escola Estadual Professora Maria do Carmo Almeida
    Ouro Preto – MG
  • Sarita Maria Pieroli
    Colégio Estadual Marcelino Champagnat
    Londrina – PR
  • Ricardo José da Silva
    Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Manoel Avelino de Paiva
    Caldas Brandão – PB
  • Rafael da Luz Herdy
    Escola Estadual Dom Alberto Gladêncio Ramos
    Ananindeua – PA
  • Walberto José Barbosa da Silva
    Escola de Referência em Ensino Médio João Pessoa Guerra
    Igarassu – PE
  • Leandro de Oliveira Costa
    Colégio Estadual Edmundo Bittencourt
    Teresópolis – RJ
  • Ivanês Oliveira Alexandrino
    Escola Estadual do Ensino Médio em Tempo Integral Tristão de Barros
    Currais Novos – RN
  • Juliano Severo Bastianello
    Escola Estadual Ensino Médio Guimarães Rosa
    Cachoeirinha – RS
  • Deise Silva Lima
    E.E.E.M Major Guapindáia
    Porto Velho – RO
  • Ezequias Souza Queiroz
    Escola Estadual Professor Geraldo da Silva Pinto
    Alto Alegre Roraima – RR
  • Edson Pedro Schiehl
    Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese
    Piên – PR
  • Flávio Gilberto Bento da Silva Araújo
    Colégio Estadual Secretário Francisco Rosa Santos
    Aracaju – SE
  • Lia Flávia Araujo Santos
    Escola Estadual Educador Pedro Cia
    Santo André – SP
  • Cibele Aparecida Martins de Toledo
    Escola Estadual Beira Rio
    Porto Nacional – TO

PROFESSORES DE INSTITUTOS FEDERAIS QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO SELECIONADOS

  • Alexandra Souza de Carvalho
    IFBA Catu
    Bahia
  • Thiago Rafalski Maduro
    IFES São Mateus
    Espírito Santo
  • Pedro Paulo Santos da Silva
    IFPA Abaetetuba
    Pará
  • Francisco Marcelino Almeida de Araújo
    IFPI Teresina
    Piauí
  • Izonaldo Monteiro Dias
    IFPI PIO IX
    Piauí
  • Flávia Santos Twardowski Pinto
    IFRS Osório
    Rio Grande do Sul
  • José Augusto Andrade Filho
    IFS Aracaju
    Sergipe
  • Edson Anício Duarte
    IFSP Campinas
    São Paulo

 

Fotos do evento

STEM Tech Camp 2018

Apoio:

Realização:

Iniciativa: