O Programa STEM TechCamp BRASIL é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

Regulamento da 2ª EDIÇÃO do Programa
STEM TechCamp BRASIL 2019

 

BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES

A segunda edição, STEM TechCamp BRASIL 2019, terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2019, e possibilitará aos participantes:

  • Participar, no período de 28 a 31 de janeiro de 2019, de atividade para integração dos participantes e preparação para o Encontro STEM TechCamp BRASIL 2019. A atividade será de 3 horas via hangout do Google e contará com a presença da equipe organizadora, que vai compartilhar a visão sobre o Programa STEM TechCamp BRASIL, os objetivos da edição 2019, seus benefícios e sugerir materiais de estudo e atividades de preparação para o Encontro.
  • Participar, com todas as despesas de passagens, diárias e atividades de formação cobertas pelo programa, no período de 11 a 15/fevereiro/2019, na USP em São Paulo, do Encontro STEM TechCamp BRASIL 2019. Este evento presencial contará com atividades de sensibilização e formação para desenvolvimento de planejamento estratégico para políticas e ações voltadas a fomentar a aprendizagem ativa de STEM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas. Estão planejadas:
    • atividades com a equipe do TechCamp de Washington – EUA,
    • palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
    • discussões em grupo,
    • construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
    • elaboração da primeira versão de suas respectivas propostas de Planejamentos Estratégicos, para implementação em suas comunidades escolares.
  • Ter acesso à plataforma de comunicação da Rede STEM TechCamp BRASIL para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da POLI-USP, do Grupo +Unidos (que reúne diversos profissionais de empresas americanas estabelecidas no Brasil) e Alumni da rede STEM TechCamp BRASIL que participaram do programa em 2018;
  • Ter apoio, durante o Encontro e por meio de interações pela Plataforma da Rede, para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM em redes públicas de educação básica;
  • Receber certificado de participação ao final da edição;
  • Participar como membro Alumni da rede STEM TechCamp BRASIL nas edições seguintes.

 

QUEM PODE PARTICIPAR E NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

  • Gestores de Secretarias Estaduais de Educação, envolvidos na elaboração e implementação de políticas e/ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria de Educação (27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação)
  • Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, de escolas públicas de redes estaduais (27 vagas, preferencialmente,uma por unidade da federação)
  • Professores de Ensino Médio de Institutos Federais (6 vagas)
  • Gestores e Professores que participaram da seleção do programa em 2018, mas não foram escolhidos, podem se inscrever novamente. Participantes da edição de 2018, já são Alumni da rede STEM TechCamp BRASIL e não poderão ser inscritos para o programa de 2019.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições somente podem ser feitas, até 12/novembro/2018 (Prorrogado) 05/novembro/2018, por meio do preenchimento completo do formulário online e upload de carta de recomendação (como arquivo PDF, JPG GIF ou PNG) por meio de um dos links de inscrição disponíveis no início desta página.

Para gestores, a carta de recomendação deve ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es), potencial e liderança do(a) gestor(a) para articular e aprimorar ações existentes, bem como para elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEM na rede desta Secretaria.

Para professores, a carta de recomendação pode ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado ou Diretoria Regional de Ensino ou Direção da Escola em que o professor atua. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es) envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEM desenvolvidos pelo(a) professor(a) em escola(a) pública(s). Estas práticas podem envolver: estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker ou abordagens investigativas e interdisciplinares ou iniciação à pesquisa científica e tecnológica ou empreendedorismo ou mais de uma das anteriores. Deve ser destacada também a importância para a Escola e para os alunos envolvidos na aplicação destas práticas pelo(a) professor(a) e se ele as fez individualmente ou com outros professores da Escola.

Inscrições com preenchimento incompleto de itens indicados como obrigatórios no formulário online ou sem carta de recomendação não serão analisadas.

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

A seleção dos participantes será realizada, no período de 13/novembro/2018 a 30/novembro/2018, pelo Comitê de Seleção, composto por docentes e pesquisadores da USP e profissionais do LSI-TEC, da Embaixada dos EUA no Brasil e do Grupo +Unidos.

divulgação dos selecionados, bem como da lista de espera, será realizada até 05/12/2018, por mensagem enviada para aos endereços de e-mail cadastrados no formulário de inscrição.

Os selecionados deverão confirmar o seu interesse de participação até 10/12/2018. No caso de vagas remanescentes, nos dias 11/12/2022 e 12/12/2018, candidatos da lista de espera serão contatados por meio dos números de telefone cadastrados no formulário de inscrição.

Caso não seja possível contemplar as vagas disponíveis, para gestores e professores, com selecionados de todas as unidades da federação, o Comitê de Seleção decidirá como redistribuir as vagas remanescentes, a fim de atender ao número de 60 participantes nesta edição do programa.

A listagem final dos selecionados confirmados e a programação de atividades de preparação à distância, serão disponibilizadas aos participantes em 18/12/2018.

 

CUSTOS, CONDIÇÕES E CONTRAPARTIDAS

A organização do Programa STEM TechCamp BRASIL:

  • Arcará com os custos de passagem aérea, deslocamento terrestre, hospedagem e alimentação para os 60 selecionados para a 2a. edição do Programa participarem do Encontro STEM TechCamp BRASIL 2019, no período de 11 a 15 de fevereiro de 2019, na USP em São Paulo.
  • Arcará com os custos para realização das atividades de formação presenciais e à distância, bem como para a equipe de suporte à distância.
  • Não se responsabilizará pelos custos de detalhamento, implantação e avaliação das estratégias e ações propostas pelos participantes para suas redes de ensino.
  • Emitirá certificado de participação no STEM TechCamp BRASIL 2019, ao final do ano, para os que participarem de maneira ativa ao longo da edição de 2019 (participação nas atividades e entregas obrigatórias e nas discussões da plataforma da Rede).

A organização, mediante solicitação pelo participante, poderá fornecer declaração de participação nas atividades, para fins de justificar ausência no trabalho ou em qualquer outro compromisso previamente assumido.

 

COMPROMISSOS DOS PARTICIPANTES

Os selecionados que confirmarem a participação na edição 2019 do Programa STEM TechCamp BRASIL deverão se comprometer a:

  • Participar integralmente no Encontro STEM TechCamp BRASIL 2019, no período de 11 a 15/fevereiro/2019, na USP em São Paulo.
  • Manter um canal de comunicação ativo via Internet com a Rede STEM TechCamp BRASIL, pelo menos uma vez por semana durante o ano de 2019, realizando as entregas solicitadas (de detalhamento do planejamento estratégico e de acompanhamento da evolução a implementação e avaliação das estratégias e ações planejadas), compartilhando experiências e participando de discussões com os participantes e equipe organizadora, sempre com postura aberta e colaborativa.

 

LISTA FINAL DE SELECIONADOS

Lista final de selecionados para o STEM TechCamp BRASIL 2019 (Atualizado em 04/Fev/2019):

GESTORES DE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO SELECIONADOS

  • Aires Pergentino da Silva
    Acre
  • Ednaldo Firmino da Silva
    Alagoas
  • Maria Erenice de Carvalho Fontoura
    Amapá
  • Manoel Feitosa Jeffreys
    Amazonas
  • Iuri Oliveira Rubim
    Bahia
  • Fernando Wirthmann Ferreira
    Distrito Federal
  • Debora Resende Maranhão
    Espírito Santo
  • Marcelo Jerônimo Araújo
    Goiás
  • Berenice Marinho
    Maranhão
  • Beine Jose da Silva
    Mato Grosso
  • Dayse Mara Alves
    Mato Grosso do Sul
  • Júnias Belmont Alves
    Mato Grosso do Sul
  • Bruno de Castro Rozenberg
    Minas Gerais
  • Carlos Alberto de Miranda Pinheiro
    Pará
  • Rayssa Ferreira Alencar
    Paraíba
  • Carina Skura Ribeiro
    Paraná
  • Suzana Maria de Castro Lins
    Pernambuco
  • Carlos Alberto Pereira da Silva
    Piauí
  • Gregson Barros da Silva
    Rio de Janeiro
  • Eliane Soares da Silva
    Rio Grande do Sul
  • Vânia Sales da Silva
    Rondônia
  • Dayane Rodrigues Youssef
    Roraima
  • Marcos Ribeiro Chaves
    Santa Catarina
  • David Fachim Martignago
    São Paulo
  • Ilana Brawerman
    São Paulo
  • Karinne Mendes Oliveira
    Sergipe
  • Adelson Pereira Bezerra
    Tocantins

 

PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE REDES PÚBLICAS ESTADUAIS SELECIONADOS

  • Alcides Loureiro Santos
    Instituto de Matemática, Ciências e Filosofia
    Rio Branco – AC
  • Marbyo José da Silva
    Escola Estadual Professora Judith Nascimento da Silva
    Messias – AL
  • Thaís Marluce Marques Abad
    Centro de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação
    Macapá – AP
  • Fabio Gomes da Silva
    Escola Estadual Euclides Correa Vieira
    Beruri – AM
  • Elmara Pereira de Souza
    Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista
    Vitória da Conquista – BA
  • André Cardoso Albuquerque
    E.E.F.M Dom Helder Câmara
    Fortaleza – CE
  • Maria Zilma Conceição de Araújo
    Centro de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional do Gama
    Gama – DF
  • Kleber Luiz Volponi
    Centro Estadual de Educação em Tempo Integral Anchieta
    Alfredo Chaves – ES
  • Clebes André da Silva
    Colégio Estadual José Lobo
    Goiânia – GO
  • Cleriston Araujo Da Silva
    Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA
    São Luís – MA
  • Rosalia de Aguiar Araújo
    Escola Oscar Soares
    Juara – MT
  • Denise Farias Boeira
    Escola Estadual Dom Aquino Corrêa
    Amambai – MS
  • Gabriela Belini Gontijo
    Escola Estadual Carneiro Júnior
    Itajuba – MG
  • Fábio Júnior da Silva Castro
    Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jarbas Passarinho (Sousa)
    Belém – PA
  • Kym Kanatto Gomes Melo
    Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape
    João Pessoa – PB
  • Ana Paula Gutmann
    Instituto de Educação Estadual de Londrina
    Londrina – PR
  • José Antônio Bezerra de Oliveira
    Escola de Referência em Ensino Médio Professora Eurídice Cadaval
    Igarassu – PE
  • Ranildo Lopes de Sousa Penha
    C.E.E.P. Gov. João Clímaco D’almeida
    Teresina – PI
  • André Gonçalves de Oliveira
    Colégio Estadual Erich Walter Heine
    Rio de Janeiro – RJ
  • Darlan Dantas Alves de Araújo
    Escola Estadual Professor José Nogueira
    Mossoró – RN
  • Maíra Cíntia Lucena Melo
    Escola Estadual Severiano Melo Ensino Fundamental e Médio
    Severiano Melo – RN
  • Alberto Ricardo Graciotto
    Escola Estadual de Ensino Médio Cônego José Leão Hartmann
    Canoas – RS
  • Chirleide Nobre Belo dos Santos
    Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dr. Araujo Lima
    Porto Velho – RO
  • Éber Rodrigues dos Santos
    Escola Estadual Ana Libória
    Boa Vista – RR
  • Rafaella de Paula Tavares Harbe
    Escola Básica Henrique Veras
    Florianópolis – SC
  • Dorival Pinheiro Garcia
    Escola Estadual de Tempo Integral Prof. José Vasques Ferrari
    Itapeva – SP
  • Manoel Messias Pereira Valido Filho
    Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento
    Nossa Senhora do Socorro – SE
  • Michael Monteiro Matos
    Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto
    Palmas – TO

 

PROFESSORES DE INSTITUTOS FEDERAIS QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO SELECIONADOS

  • Jacson de Jesus dos Santos
    IFBA – Campus Catu
    Catu – BA
  • Mara Eugênia Ruggiero de Guzzi
    IFBA – Campus Itapetinga
    Itapetinga – BA
  • André Luiz de Brito Alves
    IFB
    Brasília – DF
  • Wendell Bento Geraldes
    IFG – Campus Luziânia
    Luziânia – GO
  • Francisco das Chagas Batista Santos
    IFPI – Campus Teresina
    Teresina – PI
  • Cláudius Jardel Soares
    IFRS – Campus Osório
    Osório – RS

 

Fotos e vídeos do evento

STEM Tech Camp 2019

 

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