O Programa STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

Este programa tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Artes e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM nas redes públicas de educação básica do Brasil.

BENEFÍCIOS PARA OS PARTICIPANTES

A quarta edição, STEAM TechCamp BRASIL 2021, terá a duração de 12 meses, de janeiro a dezembro de 2021, e possibilitará aos participantes:

  • Participar, no período de 19 a 22 de janeiro de 2021, de atividade para integração dos participantes e preparação para o Encontro Virtual STEAM TechCamp BRASIL 2021. A atividade será de 3 horas via hangout do Google e contará com a presença da equipe
    organizadora, que vai compartilhar a visão sobre o Programa, os objetivos da edição 2021, seus benefícios e sugerir materiais de estudo e atividades de preparação para o Encontro.
  • Participar das atividades de formação do Encontro Virtual do STEAM TechCamp BRASIL 2021, no período de 8 a 12 de fevereiro de 2021. Este Encontro será na modalidade virtual, pela Plataforma Zoom e contará com atividades de sensibilização e formação para o desenvolvimento de planejamento estratégico para fomentar a aprendizagem ativa de STEAM (incluindo o estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker, abordagens investigativas e interdisciplinares, iniciação à pesquisa científica e tecnológica e empreendedorismo) nas escolas públicas. Estão planejadas:
    • palestras com líderes educacionais e de empreendedorismo,
    • discussões em grupo,
    • construções coletivas e dinâmicas utilizando técnicas de Design Thinking,
    • elaboração de propostas de Planejamento Estratégico, para implementação em suas comunidades escolares.
  • Ter acesso à plataforma de comunicação da Rede STEAM TechCamp BRASIL para troca de experiências entre os participantes e suporte à distância de especialistas e profissionais da Embaixada dos EUA, do LSI-TEC, da POLI-USP e Alumni da rede STEAM TechCamp BRASIL que participaram da edições de 2018 -2020 do programa;
  • Ter apoio, durante o Encontro e por meio de interações pela Plataforma da Rede, para planejar, elaborar, implementar e avaliar estratégias e ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM em redes públicas de educação básica;
  • Receber certificado de participação ao final da edição;
  • Participar como membro Alumni da rede STEAM TechCamp BRASIL nas edições seguintes.

 

QUEM PODE PARTICIPAR E NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

  • Gestores de Secretarias Estaduais de Educação, envolvidos na elaboração e implementação de políticas e/ou programas relacionados ao ensino de Ciências no Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio, recomendados por sua respectiva Secretaria de Educação (27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação).
  • Professores do Ensino Fundamental II ou Ensino Médio, de escolas públicas de redes estaduais (27 vagas, preferencialmente, uma por unidade da federação).
  • Professores de Ensino Médio de Institutos Federais (6 vagas).

Gestores e Professores que participaram da seleção do programa em 2020, mas não foram escolhidos, podem se inscrever novamente. Participantes das edições de 2018, 2019 e 2020, já são Alumni da rede STEAM TechCamp BRASIL e não poderão ser inscritos para o programa de 2021.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições somente podem ser feitas, até 04 de dezembro de 2020, por meio do preenchimento completo do formulário online e upload de carta de recomendação (como arquivo PDF, JPG GIF ou PNG) por meio de um dos links de inscrição disponíveis no início desta página.

  • Para gestores, a carta de recomendação deve ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es), potencial e liderança do(a) gestor(a) para articular e aprimorar ações existentes, bem como para elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa de STEAM na rede desta Secretaria.
  • Para professores, a carta de recomendação pode ser emitida e assinada pela Secretaria de Educação do Estado ou Diretoria Regional de Ensino ou Direção da Escola em que o professor atua. O conteúdo da carta deve destacar experiência(s) anterior(es) envolvendo práticas de aprendizagem ativa de STEAM desenvolvidos pelo(a) professor(a) em escola(a) pública(s). Estas práticas podem envolver: estímulo à cultura de aprendizagem criativa – Maker ou abordagens investigativas e interdisciplinares ou iniciação à pesquisa científica e tecnológica ou empreendedorismo ou mais de uma das anteriores. Deve ser destacada também a importância para a Escola e para os alunos envolvidos na aplicação destas práticas pelo(a) professor(a) e se ele as fez individualmente ou com outros professores da Escola.

Inscrições com preenchimento incompleto de itens indicados como obrigatórios no formulário online ou sem carta de recomendação não serão analisadas.

 

SELEÇÃO DE PARTICIPANTES

A seleção dos participantes será realizada, no período de 07 a 12 de dezembro de 2020, pelo Comitê de Seleção, composto por docentes e pesquisadores da USP e profissionais do LSI-TEC e da Embaixada dos EUA no Brasil.

A divulgação dos selecionados, será realizada até 15/12/2020, por mensagem enviada para aos endereços de e-mail cadastrados no formulário de inscrição.

Os selecionados deverão confirmar o seu interesse de participação até 16/12/2020. No caso de vagas remanescentes, no dia 17/12/2020, candidatos da lista de espera serão contatados por meio dos números de telefone cadastrados no formulário de inscrição.

Caso não seja possível contemplar as vagas disponíveis, para gestores e professores, com selecionados de todas as unidades da federação, o Comitê de Seleção decidirá como redistribuir as vagas remanescentes, a fim de atender ao número de 60 participantes nesta edição do programa.

A listagem final dos selecionados confirmados e a programação de atividades de preparação à distância, serão disponibilizadas aos participantes em 18/12/2020.

 

CUSTOS, CONDIÇÕES E CONTRAPARTIDAS

A organização do Programa STEAM TechCamp Brasil:

  • Arcará com os custos de pacote de dados para acesso a internet, materiais didáticos e tecnológico (kits de eletrônica) para os 60 selecionados participarem da 4ª edição do Programa participarem do Encontro Virtual STEAM TechCamp BRASIL 2021, no período
    de 08 a 12 de fevereiro de 2021, na USP em São Paulo.
  • Arcará com os custos para realização das atividades de formação à distância, bem como para a equipe de suporte à distância.
  • Não se responsabilizará pelos custos de detalhamento, implantação e avaliação das estratégias e ações propostas pelos participantes para suas redes de ensino.
  • Emitirá certificado de participação no STEAM TechCamp BRASIL 2021, ao final do ano, para os que participarem de maneira ativa ao longo da edição de 2021 (participação nas atividades e entregas obrigatórias e nas discussões da plataforma da Rede).

A organização, mediante solicitação pelo participante, poderá fornecer declaração de participação nas atividades, para fins de justificar ausência no trabalho ou em qualquer outro compromisso previamente assumido.

 

COMPROMISSOS DOS PARTICIPANTES

Os selecionados que confirmarem a participação na edição 2021 do Programa STEAM TechCamp BRASIL deverão se comprometer a:

  • Participar integralmente do Encontro Virtual STEAM TechCamp BRASIL 2021, no período de 08 a 12 de fevereiro de 2021, pela Plataforma Zoom.
  • Manter um canal de comunicação ativo via Internet com a Rede STEAM TechCamp BRASIL, pelo menos uma vez por semana durante o ano de 2021, realizando as entregas solicitadas (de detalhamento do planejamento estratégico e de acompanhamento da evolução a implementação e avaliação das estratégias e ações planejadas), compartilhando experiências e participando de discussões com os participantes e equipe organizadora, sempre com postura aberta e colaborativa.

GESTORES E PROFESSORES SELECIONADOS

GESTORES DE SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO SELECIONADOS

Antônio Fernandes de Souza Filho
Acre

Danielly Verçosa Silva
Alagoas

Carla Augusta da Costa Santos de Castro
Amapá

Raphael Xavier Barbosa
Amazonas

Katiany do Vale Abreu
Ceará

Ana Cristina de Almeida
Distrito Federal

Ana Janete Viana Souza
Espírito Santo

Denise Cristina Bueno
Goiás

Carla Susana Lucena Boueres
Maranhão

Fabíula Torres Costa Lopes
Mato Grosso

Tiago Green de Freitas
Mato Grosso do Sul

Mônica de Oliveira Ribeiro Couto
Minas Gerais

Maria do Socorro Braga Reis
Pará

Liliane Alves de Sousa
Paraíba

Bruno Oliveira Soares
Paraná

Milton Matos Rolim
Pernambuco

Izael Araújo Lima
Piauí

Flávia Costa Lima Ferreira
Rio de Janeiro

Kleiton Jullian Soares dos Santos
Rio Grande do Norte

Edson Fabrício Dias da Silva
Rio Grande do Sul

Deise Silva Lima
Rondônia

Rozmeri Binsfeld Assunção
Roraima

Fábio Augusto Fogaça
Santa Catarina

Alexandra Fraga Vazquez
São Paulo

Darcylaine Vieira Martins
Sergipe

Erick Henrique Silva Góes
Tocantins

PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO DE REDES PÚBLICAS ESTADUAIS SELECIONADOS

Jociley da Silva Lima
Núcleo de Incentivo ao Conhecimento
Rio Branco – AC

Jesiane Andrade Spíndola
Escola Estadual Nossa Senhora de Nazaré
Manacapuru – AM

Aldeni Melo de Oliveira
Escola Estadual Irmã Santina Rioli
Macapá – AP

Adriana Santos Sousa
Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista
Vitória da Conquista – BA

José Eduardo Vasconcelos de Morais
Liceu Estadual Professor Domingos Brasileiro
Fortaleza – CE

Guilherme Henrique Neves Alves de Souza
Centro de Ensino Médio Integrado do Gama
Brasília – DF

Dalva de Oliveira Ferraz
EEEFM Emílio Oscar Hülle
Marechal Floriano – ES

Rúbio Dorneles de Bessa
Colégio Estadual Dom Pedro I
Aparecida de Goiânia – GO

Cleiton dos Santos
Centro Educa Mais Poeta Antônio José
Santa Inês – MA

Selmara Ribeiro Silva
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional e de Educadores de Minas Gerais
Belo Horizonte – MG

Anelise Sandri Volce
Escola Estadual Prof. Henrique Ciryllo Corrêa
Campo Grande – MS

Hozana Donatila Delgado
Escola Estadual Vereador Ramon Sanches Marques
Tangará da Serra – MT

Adriana da Conceição Barros do Rosário
EEEFM Augusto Corrêa
Bragança – PA

Francisca Simone Pereira Fernandes
ECIT Izaura Falcão de Carvalho
Lucena – PB

João Carlos Félix de Menezes
Escola Compositor Antônio Maria
Olinda – PE

Maria Beatriz Dias Coutinho
CETI- Cândido Borges
Campo Maior – PI

Mônica Maria Tonhatto dos Santos
Colégio Estadual Floripa Teixeira de Faria
Almirante Tamandaré – PR

Roberto César Cucharero Peregrina
Colégio Estadual Lia Márcia Gonçalves Panaro
Duque de Caxias – RJ

Raphael Bender Chagas Leite
CEEP Prof. Lourdinha Guerra
Parnamirim – RN

Adeilson Nascimento de Souza
Escola Estadual de Ensino Médio Major Guapindaia
Porto Velho – RO

Ana Maria Mota Oliveira Scalabrin
Escola Estadual Professor Camilo Dias
Boa Vista – RR

Magna da Gloria Silva lameiro
Escola Técnica Estadual Santa Isabel
São Lourenço – RS

Lark Soany Santos
Colégio Estadual Dom Juvêncio de Brito
Canindé de São Francisco – SE

Eveliyn Tiemi Takamori
Escola Estadual Vitor Meireles
Campinas – SP

Marilene Pereira Guimarães
Escola Estadual Ana Macedo Maia
Porto Nacional – TO

PROFESSORES DE INSTITUTOS FEDERAIS QUE ATUAM NO ENSINO MÉDIO SELECIONADOS

Sheyla Karolina Justino Marques
IFAL – Campus Palmeira dos Índios
Palmeira dos Índios – AL

Rafaelle da Silva Souza
IFBA – Campus Seabra
Seabra – BA

Francisco Rodrigo de Lemos Caldas
IFCE – Campus Juazeiro do Norte
Fortaleza – CE

Christiane Borges Santos
IFGO – Campus Luziânia
Luziânia – GO

Daniela Eloise Flôr
IFPR – Campus Paranavaí
Paranavaí – PR

Marla Heckler
IFRS – Campus Osório
Osório – RS

Guilherme Babo Sedlacek
IFSC – Campus Xanxerê
Xanxerê – SC

Juliano Silva Lima
IFS – Campus Glória
Nossa Senhora da Glória – SE

Janice Peixer
IFSP – Campus Caraguatatuba
Caraguatatuba – SP

PROGRAMAÇÃO

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